Artaud, Le Mômo

1ª [dez]contaminação

A peça apresenta o solo teatrocoreográfico baseado em textos da fase final da vida do criador do Teatro da Crueldade inéditos no Brasil – Histoire Vecue d’Artaud Le Mômo, Artaud, le Mômo Suppôts et Supplications. O espetáculo mescla as linguagens da dança, da poesia, da música e do vídeo.  Seu fio condutor é “o problema da liberdade autêntica”, indissociável, para Artaud, da criação do próprio corpo e da luta contra a institucionalização das formas de vida. Maura Baiocchi traz no corpo, em seu singular processo de “devir dança”, as dimensões específicas da produção artaudiana: as crises do espírito, da cultura e da linguagem.

A estreia nacional aconteceu durante a Ocupação Artaud, no Teatro da Aliança Francesa, seguiu em curta temporada no Teatro Sérgio Cardoso e finalizou 2016 com a X Mostra do Fomento a Dança, no Centro Cultural Olido. A estreia internacional do espetáculo será em novembro a convite da Association Rodez Antonin Artaud no Espace Antonin Artaud, da Chapelle Paraire, último edifício remanescente do antigo hospital psiquiátrico onde o poeta ficou internado entre 1943 e 1946.

Direção, coreografia, performance e figurino: Maura Baiocchi

Dramaturgia: Maura Baiocchi, Wolfgang Pannek

Composição musical: Gustavo Lemos

Operador de som: Gabriel Edé

Iluminação: Eduardo Alves

Vídeo: Paula Alves, Roque Onofre Fraticelli, Bruna de Araujo

Cenografia: Wolfgang Pannek


Antonin Artaud

Poeta, teórico teatral, diretor, ator, ensaísta e desenhista francês. Nasceu em 4 de setembro de 1896 em Marselha, faleceu em 4 de março de 1948 em Ivry- sur-Seine. Seu nome de batismo é Antoine Marie Joseph Artaud. Da infância à idade adulta, em decorrência de graves problemas de saúde (meningite e sífilis hereditária), foi tratado com medicamentos controlados e terapias diversas, entre as quais o eletrochoque. A obra de Artaud, anárquica e influenciada pelo surrealismo francês, explora os limites da linguagem e visa a superação da cisão entre natureza e cultura. Esta cisão, segundo o poeta, caracteriza a decadência do Ocidente. O pensamento de Artaud exerce influência na filosofia e nas linguagens artísticas em geral, com destaque para poesia, teatro, dança, performance e artes plásticas. No campo das artes cênicas, Artaud é conhecido principalmente por sua concepção do teatro da crueldade, e pelo conceito do corpo sem órgãos. Artaud preconiza um teatro sensorial de inspiração metafisica que busca a reconciliação do ser humano com o cosmos e a desinstitucionalização e desestandardização do corpo. Essa concepção do ‘corpo sem órgãos’ foi reelaborada pelo filósofo francês Gilles Deleuze em sua obra Mil Platôs. Entre as obras mais difundidas de Artaud estão O Teatro e seu Duplo, Viagem ao País dos Tarahumaras, Van Gogh: o suicidado da sociedade e Para dar um fim no juízo de deus.


Maura Baiocchi

Encenadora, coreógrafa e performer com carreira nacional e internacional. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Diretora-fundadora da Taanteatro Companhia, criou a dinâmica taanteatro, que vem sendo aprimorada desde os anos 1990 no seio  da companhia. Iniciou sua trajetória artística em Brasília onde também lecionou artes cênicas na UnB e na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Primeira brasileira a estudar no Japão, com Kazuo Ohno e Min Tanaka, e pioneira da dança butoh no Brasil – experiência registrada no seu livro Butoh Dança Veredas D’Alma, lançado por ocasião da Mostra 95’ Butoh e Teatro Pesquisa, realizada em São Paulo, Curitiba e Brasília sob sua curadoria e direção. (…)


Galeria

Este slideshow necessita de JavaScript.


TAANTEATRO 25 ANOS – [dez]contaminações, Projeto Contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – 20ª Edição.

www.taanteatro.com.br
Anúncios

Um comentário sobre “Artaud, Le Mômo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s