Butoh Dança Veredas D’Alma – 2ª [dez]contaminação

                                               

Oficina em homenagem ao 110º aniversário de Kazuo Ohno em 27 de outubro de 2016.

butoh-danca-veredas-dalmaHá 30 anos, em dezembro de 1986, Maura Baiocchi é a primeira brasileira a chegar ao Japão para estudar dança butoh.

Em 1995, Maura e Wolfgang Pannek concebem e realizam o primeiro grande projeto em torno da dança butoh no Brasil: Mostra 95 Butoh e Teatro Pesquisa que ocorre simultaneamente em São Paulo, Brasilia e Curitiba.

Ko Murobushi, Urara Kusanagi, Min Tanaka e Masaki Iwana são alguns dos participantes dessa Mostra pioneira. Nessa ocasião, há 21 anos, Maura Baiocchi também lança o primeiro livro sobre butoh em língua portuguesa: Butoh Dança Veredas D’Alma.

Em razão desse pioneirismo relativo à introdução do butoh no Brasil, da grande influência do butoh para o período inaugural da Taanteatro Companhia e em função do interesse renovado por essa modalidade de dança propomos uma oficina teórico-prática que investigará as principais fontes do butoh: Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno – e suas matrizes poéticas a partir das quais reinventaram a dança.

i-9c37d50fe8dfb042ef3cdc9702dbf73d-p-01

japao-maura


Breve histórico:

Em Brasília, durante as décadas de 1970 e  1980, Maura Baiocchi estuda balé, jazz, dança moderna e teatro. Cria e dirige os  grupos de performance e dança: Fotógrafo Nua, Corpo Estranho e Previsão  do Tempo. Colabora com coreógrafos e diretores como: Hugo Rodas, Regina Miranda, Ary Pararaios e Yara de Cunto. Leciona artes cênicas na Universidade de Brasília e na Faculdade Dulcina de 1984 a 1986.

Entre 1987 e 1989 vive no Japão onde estuda butoh com Kazuo Ohno e Min Tanaka, tornando-se pioneira dessa dança no Brasil. Em 1989 trabalha e estuda na Alemanha. Neste período entre 1987 e 1991 desenvolve um vasto repertório solo.

Em 1990 vai para a cidade de São Paulo a convite do diretor Antunes Filho. No ano seguinte deixa o Centro de Pesquisa Teatral do Sesc para se concentrar em sua própria pesquisa, premiada em 1991/92 com as Bolsas Vitae denominada “Taanteatro: uma pesquisa para a transformação da dança.” Taanteatro ou teatro coreográfico de tensões combina atividades de pesquisa, criação e treinamento de atores, bailarinos e performers que vem sendo desenvolvidas há 25 anos. Palestras, oficinas e cursos sobre a dinâmica taanteatro foram acolhidos por instituições como Fundação Álvares Penteado (FAAP), Universidade de São Paulo (USP – ECA/EAD), PUC São Paulo, Universidade de Brasília (UnB), Alagoas (UFAL), Minas Gerais (UFMG), Universidade da Cidade de Córdoba/Argentina (UNC), Universidade Nacional de Artes (UNA) em Buenos Aires/Argentina.

Em 1991 funda, juntamente com um grupo de dançarinos e atores de São Paulo e Brasília a Taanteatro Companhia.


Programação:

Oficina ministrada por Maura Baiocchi diretora-fundadora da Taanteatro Companhia e autora do primeiro livro sobre butoh em língua portuguesa, lançado em 1995.

14608093_1745903232327581_1513586334_n

Cada encontro inicia com uma explanação sobre a origem e a história da dança butoh e seus desdobramentos e termina com exercícios de improvisação a partir de imagens poéticas relacionadas a Hijikata Tatsumi (1928-1986) e Kazuo Ohno (1906-2010) que faria 110 anos em 27 de outubro.

Temas principais a serem abordados na oficina:
+ Dança das Trevas (ankoku butoh) de Hijikata.
+ Morte e religiosidade em Kazuo Ohno.
+ Artes ocidentais relacionadas.
+ Temas recorrentes.
+ A dança butoh é uma arte sem limites?

A parte teórica contará também com a colaboração do pesquisador e ator Thiago Abel, mestrando pela Unicamp com o tema “O Percurso do Butoh no Brasil”.

Coordenação: Maura Baiocchi

Carga horária: 16h

Número de participantes: 24

Realizada na Oficina Cultural Oswald de Andrade entre 11 e 20 outubro de 2016.



TAANTEATRO 25 ANOS – [dez]contaminações, Projeto Contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – 20ª Edição.

www.taanteatro.com.br

POIESIS – Oficina Cultural Oswald de Andrade

JAM – Homenagem a Kazuo Ohno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s